Dúvidas sobre hérnia de disco

1. Por que a Hérnia de disco provoca dor na perna ou no braço? O disco está colocado na coluna exatamente na frente dos nervos que saem para distribuir-se nas pernas ou braços, e quase sempre que o núcleo ‘escapa’ de dentro do anel ele se dirige para trás, provocando uma compressão sobre a raiz nervosa correspondente. Quando a Hérnia está na região lombar, ela afeta as raízes que vão para as pernas, quando esta na região cervical (pescoço), ela afeta as raízes que vão para os braços. Essa lesão da raiz nervosa que se dirige à perna ou braço é a responsável pelos sintomas de dor, queimação e/ou formigamento no membro.

2. O que é ciático? E dor ciática? Ciático é o nome do principal nervo do membro inferior. Esse nervo forma-se da união de várias raízes nervosas que saem da coluna. Ele começa mais ou menos na altura da nádega e se distribui por todo o membro inferior. A dor provocada por problemas no nervo ou nas raízes nervosas da região lombar, que são as que formam o nervo, é conhecida como dor ciática ou ciatalgia. Uma das causas mais comuns de dor ciática é a Hérnia de disco lombar.

3. Toda a dor na perna é uma dor ciática? Não, o termo dor ciática aplica-se apenas àquelas dores provocadas por problemas no nervo ou suas raízes. Existem vários outros tipos dor na perna, e mesmo várias doenças que podem provocar dores parecidas com a dor ciática, chamadas falsas ciáticas ou pseudo-ciáticas.

4. Qual é a causa da Hérnia de disco? A Hérnia é resultado de um desgaste do disco, e esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, atividade física, peso, tipo de trabalho, etc.. Não existe Hérnia causada apenas por um fator isolado, mesmo nos casos em que a Hérnia se manifesta depois de um acidente ou esforço, costumam existir outros fatores a que contribuíram anteriormente para o problema.

5. Qual o tratamento da Hérnia de disco? Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não cirúrgico, consistindo de fisioterapia especializada (quiropraxia + descompressão) e medicação para a dor e inflamação do nervo, seguidos de programas de exercícios específicos. A cirurgia é reservada apenas para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado ou em que o nervo está muito lesado e necessita ser descomprimido com urgência (apenas 5% dos casos).

6. Quais os exercícios certos para fazer em casos de Hérnia de disco? Não existe uma fórmula, os exercícios devem ser prescritos para cada caso, por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente. Há vários tipos de exercícios para todos os gostos, mas, via de regra, todos visam alongar os músculos e ligamentos, aumentar o movimento das articulações, e reforçar a musculatura estabilizadora da coluna, das costas e da barriga.